As câimbras são um aviso do organismo de que algo esta errado… e na verdade quem nunca sentiu uma fisgada na panturrilha e ainda continuou dolorida depois? Talvez você tenha duvida em por que sentiu câimbra se nem tinha feito o excesso de exercício? As câimbras tem muito mais a ver com a saúde do que você pensa! Vamos falar tudo sobre elas aqui!

O que são as câimbras?

Contrações involuntárias de algum músculo esquelético, onde normalmente acontece nos membros inferiores, como por exemplo nos pés e nas panturrilhas.

O que causam as câimbras?

Os motivos são diversos, mas o mais comum são as intensas atividades físicas e fadiga muscular por excessos de movimentos contínuos. Mas também podem ser explicadas por desidratação, desequilíbrios de nutrientes e minerais, entre o mais comum são o sódio e o potássio. Pode também ser explicado pelas baixas temperaturas, pela má circulação, pela compreensão de raiz nervosa, anemia, insuficientes renal, disfunção da tireoide, hipertensão, degenerações neurológicas, gravidez, hormônios, diabetes e acumulo de ácido lático nos músculos.

Antigamente, acreditavam que a maior causa das câimbras eram a falta de potássio e magnésio, mas foi descoberto que a perda excessiva de líquidos e de sódio são os fatores mais relevantes.

Nutrientes corretos

Uma boa alimentação e hidratação constante devem acabar com as câimbras musculares. Os alimentos precisam ser ricos em triptofano (aminoácido essencial para o cérebro por produzir setotonina, transmissor importantes nos processos bioquímicos do sono e do humor), magnésio e potássio (atuando no equilíbrio de agua e sódio do corpo, regulando o sistema neuromuscular e responsável pelo crescimento das células), sódio e cálcio. Veja aqui quais são eles:

  1. Banana
  2. Leite
  3. Couve
  4. Iogurte
  5. Brócolis
  6. Tomate
  7. Agua de coco
  8. Abacate
  9. Queijos magros
  10. Amêndoas
  11. Avela
  12. Grão–de-bico
  13. Farelo de aveia
  14. Feijão preto
  15. Frutos do mar
  16. Suco de laranja
  17. Soja

As câimbras noturnas

Muito comum em idosos e hipertensos, é causada por efeitos colaterais dos remédios utilizados, já que a grande maioria deles acaba sendo diurético. A câimbra noturna é um sinal, na maioria das vezes, da falta de atividade física. O ideal é que se esse tipo de contrações for frequente, você procure um especialista para fazer exames e identificar qual a real causa desse problema.

Receita da Marina para acabar com as câimbras

  • 2 bananas-nanicas
  • Meio litro de agua
  • 2 colheres de sopa de aveia
    • Bata tudo no liquidificador e adoce com mel a gosto
    • Beba 2 copos de 350 ml por dia dessa vitamina.

Entenda o ácido lático

Essa substancia é produzida pelo nosso corpo e em grandes quantidades durante a atividade física. A oxidação desse ácido acaba gerando energia para nossas células e também para as fibras musculares. Como ele é formado muito mais do que eliminado, a pratica de exercícios intensa acaba gerando um acumulo que resulta em cansaço e dores musculares. A eliminação desse ácido ocorre pela urina e no suor, metade acaba saindo só com o repouso.

Veja mais:

  • queima de 48 horas