Se alimentar antes ou depois do treino? Ou então os dois? Saber como se alimentar de maneira saudável e da maneira que favoreça o emagrecimento é uma das duvidas mais frequentes de meus alunos e por isso vou fazer esse post para que você saiba quais alimentos consumir antes e depois de atividades físicas.

Todos nós sabemos que para obter resultados satisfatórios é fundamental comer de maneira adequada, e nunca exagerando nas calorias para nao acabar ganhando peso. Mas, ainda mais do que intervir na perda de peso, uma alimentação correta antes e depois do treino possui uma correlação com o resultado desejado. Por isso, foque na alimentação e nas escolhas certas para conseguir chegar a seus objetivos.

Pré-treino

Um lanche antes do treino precisa ser rico em carboidratos, isso se deve porque eles evitam que você perca massa magra e dao a energia necessária durante a atividade física. Mas tudo depende do tipo de treino, se você for praticar um treino de curta duração, frutas e sucos ja suprem a necessidade de manter a taxa glicêmica estável e você consegue energia. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo principalmente dos seus objetivos e do seu exercício.

Cuidado, pois restringir o carboidrato totalmente da sua dieta não é uma boa opção para emagrecer de forma saudável. Os carbos são necessários para o funcionamento estável de nosso organismo e por isso é sempre bom lembrar que o que engorda e faz você ganhar aquelas gordurinhas é o consumo exagerado, ja que isto faz com que nosso corpo deixe que queimar a própria gordura.

Pós-treino

Depois dos treinos as proteínas são fundamentais e indispensáveis, ja que repõem as que foram perdidas durante o exercício. Se você fizer um treino anaeróbico, você irá necessitar de mais proteínas. A necessidade diária recomendada para a ingestão de proteínas de cada indivíduo é de 0,8g/kg de peso corporal por dia. Multiplique seu peso por 0,8 e terá o numero de gramas de proteínas necessárias em uma dieta normal. Essa recomendação é perfeita para indivíduos normais e para quem deseja perder peso.

Cuidado para não treinar em jejum, isso pode ser um grande tiro no pé. Você pode ter quedas repentinas na taxa glicêmica e pode até desmaiar, extremamente prejudicial para o rendimento e para sua saúde.

O ideal é que sempre tenhamos uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para ficar com a saúde em dia e conquistar aquele corpo tão desejado e cobiçado por nós.

Veja mais: