Elas são encontradas em diversos alimentos, desde cereais a frutas e podem fazer milagres quando você a ideia é emagrecer.

Confira alguns alimentos que possuem alto teor de fibras

Bananas, Cereais e Maracujá, Gérmen de trigo, Amêndoa com casca, Repolho, Gergelim, Cevada torrada, Goiaba, Feijão-fradinho, Ervilha

Temos que entender onde as fibras são encontradas e como elas funcionam em nosso organismo para conseguir aproveitar ao máximo todo seu potencial. Saiba que elas são encontradas apenas no reino vegetal e funcionam de forma que regulam nosso organismo.

Você sabia quem existem 2 grupos de fibras que trabalham a seu favor e se escolhidos de forma correta são aliados diretos para o seu plano de emagrecer e perder peso!

Tipo de Fibras

As fibras classificadas com carboidratos complexos, são dividias nesses 2 grupos:

  • As Solúveis
  • As Insolúveis

fibras solúveis e insolúveisodas encontradas em diferentes alimentos e mesmo passando pelo nosso organismo sem serem digeridas e absorvidas, elas deixam nosso organismo mais saudável pois eliminam muitas toxinas e ajudam no emagrecimentos já que regula o transito intestinal. Conheça cada tipo mais a fundo:

As fibras solúveis

Quando chegam no estômago e entram em contato com a agua, formam um gel que acaba impedindo que substancias como a glicose e gordura sejam totalmente absorvidas pelo organismo. O bom é que esse gel acaba ficando mais tempo no estômago, o que proporciona uma saciedade longa e acaba evitando que você sinta vontade de sair comendo besteiras por ai.

Encontre esse tipo de fibras no feijão, lentilha, aveia, maçã, banana e abacate.

A fibras insolúveis

Ela acabam não se dissolvendo na agua e portanto promovem o aumento do bolo fecal, facilitando o seu intestino. As fezes ficam mais macias o que deixa os movimentos peristálticos melhores e acaba prevenindo a constipação.

Você pode encontrar esse tipo de alimento no milho, couve, espinafre, nozes e amêndoas.

Benefícios das fibras

Segue um resumo de como as fibras podem ajudar nosso organismo

  • Estimulam a mastigação, e assim, a secreção da saliva e suco gástrico
  • Enchem o estômago proporcionando uma sensação de saciedade;
  • Promovem regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção;
  • No cólon devido a sua capacidade de absorver água, forma fezes volumosas e macias;
  • São substratos para fermentação por colônias de bactérias;
  • Atuam no metabolismo dos carboidratos no controle da glicemia formando um gel (pectina e goma) no intestino tornando mais lento a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea;
  • Na absorção e na regulação de lípideos sanguíneos as fibras insolúveis se ligam aos sais biliares e reduzem a absorção das gorduras e colesterol; as fibras solúveis diminuem especificamente o colesterol LDL;
  • São substratos para formação de ácidos graxos de cadeia curta.

Como ingerir?

Devemos ingerir cerca de 20 a 40g de fibras em um dia. Para você conseguir comer mais fibras, você deve ingerir alimentos mais crus e menos elaborados, já que estes possuem bem mais fibras, em comparação com os alimentos cozidos e triturados.

Cuidado com o excesso de fibras, ja que consumir demais pode interferir a absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos.

Dicas de fibras para você

Se você quer melhorar sua dieta de fibras pois entendeu a real importância, vou deixar aqui uma tabela com as informações de fibras que estão contidas em alguns alimentos deliciosos!

tabela-de-fibras3

Veja mais: