Uma das frutas preferidas pelas brasileira, ela possui fibras, ferro, potássio, magnésio e muitas vitaminas! Mesmo sendo saborosa, ela possui poucas calorias e pode acabar servindo para fazer diversos pratos diferentes. Se você quer perder peso sem passar fome com certeza a banana pode ser sua aliada para substituir aquela vontade de comer doce e consequentemente comer menos.

Recomendo fortemente a banana nos intervalos das refeições ou até como sobremesa depois das principais refeições. Existem duas novidades que podem complementar seus cardápios e que poucas pessoas conhecem, a farinha de banana e biomassa de banana verde.

Tipos de Banana

Você sabia que as diferentes variedades de banana apresentam diferentes quantidades de nutrientes. É muito importante ficar atenta para isso e saber a tabela nutricional de cada uma antes de incluir no seu plano de emagrecimento. Veja a seguir:

Banana-da-terra

banana-da-terraAchatada de um dos lados, possui a polpa mais consistente e bem macia. A melhor maneira é usar ela em pratos grelhados ou cozidos.

Possui:

  • 120 calorias
  • 2,85 g de fibras
  • 499 mg de potássio

Banana-prata

banana-prataÉ a que dura mais tempo, mais consistente e não tão doce. Perfeita para ser grelhada.

Possui:

  • 100 calorias
  • 1,8 g de fibras
  • 370 mg de potássio

Banana-Maçã

bananamacaA menor de toas, mais doce e cremosa, exala um aroma que lembra o da maçã. Melhor consumir ela naturalmente ou amassada.

Possui:

  • 120 calorias
  • 2 g de fibras
  • 123 mg de potássio

Banana-nanica

Banana-nanicaA mais popular no Brasil, pode ser usada para uma receita de bolo. Como é bem consistente, ela pode substituir o ovo e como é bem doce, não precisa de açúcar!

Possui:

  • 80 calorias
  • 1,4 g de fibras
  • 396 mg de potássio

De onde vem a banana?

DSC01557Vem lá da Ásia , mas é cultivada em diversos lugares do mundo, especialmente onde o clima é tropical. Além de exportarmos muita banana, somos os maiores consumidores da fruta do mundo! Existem cerca de 100 variedades de bananas, por isso extremamente fácil de ser encontrada e de acordo com o ditado “a preço de banana” é bem barata e ajuda o bolso também. Apenas 1 unidade fornece cerca de 30% da nossa quantidade necessária diária de potássio.

As melhores épocas para a banana são Março, agosto, setembro, outubro e novembro.

Benefícios da banana

Além de poder ajudar no seu emagrecimento, ela possui diversos benefícios para a saúde. Alguns deles, incluem melhorar a digestão, combater a diarreia, regular a hipertensão arterial, funciona como calmante, favorece a formação corpórea, combate a anemia, combate a retenção urinaria e é perfeita para quem faz exercícios. Se você pratica muitos aeróbicos saiba que ela é fundamental para evitar câimbras.

A fruta é uma das menos calóricas existentes e por ser rica em fibras solúveis, aumenta a sensação de saciedade, ajudando o sistema digestivo e diminuindo a compulsão alimentar e o consumo exagerado na próxima refeição. Ajuda também no intestino facilitando a formação do bolo fecal e deixando a barriga mais lisa. A fibras solúveis também ajudam demais a diminuir o colesterol no sangue.

Como é fonte de ferro também ajuda a diminuir a anemia. Rica em vitamina B6, triptofano e magnésio, ajuda na produção de serotonina, dando sensação de bem-estar e melhorando o humor, e acaba com os sintomas da TPM como a cólica e dor de cabeça.

Vitaminas C, A, B6 e B12, potássio e magnésio juntos ajudam as pessoas a querer abandonar o cigarro, que esses nutrientes controlam os efeitos da abstinência da nicotina!

Por possuir um teor de carboidratos, potássio e magnésio juntos ajudam a diminuir o cansaço, estresses e ansiedade, além de ajudar você a ter um sono mais tranquilo.

A Banana verde!

banana-verdeNormalmente não gostamos de comer a banana quando ela ainda esta verde, e realmente se ela ainda não esta no ponto acaba causando a rejeição natural da nossa boca. Mas existem maneiras de aproveitar os benefícios dela nesse estagio ainda verde.

O principal beneficio dela verde é o amido resistente, ele não é digerido pelo intestino o que gera uma sensação de saciedade prolongada e evita que você coma fora da hora.

Biomassa e Farinha

Como independe do sabor e a banana verde possui esse beneficio do amido resistente, recomendamos ela para a produção da biomassa e da farinha. Além disso, ela também proporciona mais consistência para as duas, melhorando a qualidade dos ingredientes.

A biomassa

receita-biomassa-banana-verde-blog-recomendoPassando pelo processo de cozimento úmido, a banana verde se torna biomassa, ocorre um processo de gelatinizacão e quando consumimos essa biomassa ela ajuda exatamente na saciedade, ajudando a regular o trabalho intestinal e consequentemente na perda de peso.

Como fazer?

Ingredientes

  • 5 bananas verdes com casca
  • Agua

Modo de preparo

Lave as bananas ainda com casca com agua e sabão. Corte as pontas e deixa na panela de pressão, cobrindo-as com agua. Deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos depois da pressão começar. Desligue o fogo e deixe elas lá por mais 10 minutos. Depois tire as cascas e bata a polpa no liquidificador até que fique uma massa homogênea. Deixe na geladeira por até 1 semana.

A farinha

farinha-banana-verde-620x330Também fazemos essa com ela antes de ficar madura. Graças a sua composição ela atua como um prebiótico, fornecendo substrato para o crescimento da flora bacteriana saudável de nosso organismo. Controla também a absorção de gorduras e açúcares, ajudando no tratamento da obesidade e da hiperglicemia. Pode ser utilizada para se fazer biscoitos e tortas. Não é recomendada para ser consumida na gestação, lactação e nem na infância, ja que nesse nesses estágios a criança possui um intenso crescimento e necessita de muita energia.

Como fazer?

Ingredientes

  • 12 bananas verdes com casca
  • 1 litro de agua
  • 1 colher de sopa de agua sanitária

Preparo

Coloque as bananas de molho por 10 minutos na agua com agua sanitária. Depois lave a fruta em agua filtrada e depois de secar, corte em rodelas. Distribua as bananas em um forno até que sequem. Depois bata no liquidificador até conseguir a farinha e guarde tudo fechado por 1 semana no máximo.

 

Veja mais: