A bicicleta é uma das melhores amigas da mulher quando a questão é acabar com a gordura e ainda aumenta a resistência muscular. Além disso, ela ajuda demais a controlar o estresse e a ansiedade.

Ela é perfeita para sua saúde e fazendo da maneira certa, diminui o risco de desenvolvimento de varias doenças do coração. Só fique atenta antes de escolher a bicicleta para você e confira agora as principais características e dicas para você começar a pedalar ainda hoje!

Pedalar indoor ou outdoor acaba proporcionando os mesmos benefícios, mas cada uma tem suas particularidades, vamos começar por ai.

Bicicleta Indoor

bike-indoorA primeira vantagem é que se você não aprendeu a pedalar quando criança, a bicicleta ergométrica é uma excelente alternativa. Além de extremamente segura, sua dificuldade é facilmente regulável através da carga e perfeita para visar seu objetivo, seja ele emagrecer ou ganhar mais musculatura.

O que eu gosto muito na bike indoor é que não temos desculpas para não faze-la! Nada pode atrapalhar sua rotina de exercícios nela, mesmo que comece a nevar aqui no Brasil, você ainda pode utiliza-la. Somente sua preguiça pode te boicotar! E isso que focamos aqui no AIMS Action, você também encontrar a disciplina de uma ninja dentro de você! Tome a ação sempre!

Mantenha o pé sempre apoiado no pedal e faça força para baixo. O firma pé é uma excelente opção para evitar escapada. E aumentando o nível você vai notar que também é possível fazer força para cima quando você estiver fazendo o movimento.

Nunca pedale sem alguma carga, isso evita que apareçam lesões nos joelhos e também evitar agravar aquelas possíveis que você ja tenha. Para escolher o peso ideal peça ajuda de algum professor ou do personal trainer. Esse estimulo também pode ser o desafio que você estava precisando para deixar a pedalada mais emocionante!

Sempre utiliza roupas leves e tenha uma agua na mão para se hidratar e não esqueça a toalhinha de mão para seca o suor.

Para ajustar o banco, você precisa ficar de pé ao lado da bike e o próprio banco deve estar um pouco, aproximadamente três dedos, abaixo do osso do seu quadril.

Pedaladas Outdoor

Outdoor-CyclingPedalar no ar livre é sempre muito bom, mas devemos tomar alguns cuidados para que o exercício fique seguro e também eficiente. Esse contato com o exterior deixa a pratica bem mais prazerosa pela sensação de liberdade, especialmente se você trabalha muito ou passa bastante tempo em casa.

É necessário sempre tomar muito cuidado com os pedestres e escolher normalmente um lugar que possua uma ciclovia tranquila. Evite a hora do rush pois muitas pessoas devem estar voltando ou indo para o trabalho o que pode causar um movimento intenso, praticamente um transito na ciclovia. E cuidado com as bicicletas elétricas, já que agora é moda elas andarem pela ciclovia, como sua velocidade é bem superior as comuns, sempre fique atenta!

Para começar sua proteção completa capacete, sinalizador e protetor solar são fundamentais. Além das roupas próprias para ciclismo que ajudam no conforto do esporte.

Existem também alguns cuidados especiais, principalmente se você esta usando uma bicicleta profissional feita para o ciclismo como a da foto:

Ao flexionar o joelho sua perna precisa formar um ângulo de 30 graus quando a outra estiver estendida! Faça o truque de pedalar para trás para verificar: Se ao realizar os giros dos pedais para trás o seu pé  não sair do lugar, esta tudo ok!
E também mantenha os braços semi flexionados para não forçar as articulações dos punhos nem causar incomodo na coluna ou no ombro.

A vantagem principal do exercício outdoor é o atrito, já que a resistência do ar e as irregularidades do terreno acabam requerendo mais do praticante! Por isso você precisa ou acaba desenvolvendo mais habilidade, com o tempo o seu equilíbrio, seu reflexo e sua força vão sendo desenvolvidas também. Para subir, por exemplo, voce trabalha além das pernas e do glúteo os braços e também todo o abdome.

A diferença entre o gasto de energia pode chegar a quase 50%. Segundo estudo da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) se pedalar na academia gastamos cerca de 190 calorias, na rua esse mesmo exercício gastaria cerca de 380.

Veja mais: