% de Gordura corporal do nosso corpo

Quando converso com a grande maioria das pessoas sobre como conseguir uma barriga tanquinho, a grande maioria diz que é impossível que eles já fazem tantos treinos durante horas por dia e nenhum resultado aparece. O mistério pode ser resolvido de forma simples, eu acredito que a maior parte dessas pessoas já possui um abdome desenvolvido, especialmente se ela já faz exercícios com uma regularidade, mas o tanquinho não aparece pois esses músculos estão cobertos por uma camada de gordura. O foco para a barriga tanquinho é a perda de gordura corporal.

Normalmente homens precisam de 10 a 11% de gordura corporal para começar a ver a musculatura abdominal. E eles começam a aparecer mesmo dos 7 aos 8% e mulheres precisam estar entre 16 e 19% para começar a ver também. Mas cada um diverge de uma certa maneira, dependendo da distribuição desse gordura pelo corpo.

Homens tendem a acumular mais gordura na região do abdome, e as mulheres mais na região do quadril, por exemplo. Se você quer então descobrir qual sua percentagem de gordura corporal, você precisa fazer o teste de gordura corporal e para isso existem diversos métodos que dependem do acesso de cada pessoa.

  1. Skinfold caliper method
  2. Bioelectrical impedance
  3. Girth measurements
  4. Circunferências do corpo

Na sua academia, provavelmente você consegue fazer um exame deste tipo.

Neste manual para a barriga tanquinho, apesar do titulo focar na gordura do abdome e nas principais dicas para você conseguir sua barriga chapada e perfeita, o foco principal deste guia é a perda da gordura corporal de maneira correta, assim seu abdome vai ficar claramente visível.

Musculatura do abdome

Core-Abdominal-MusclesO abdome é composto do abdome reto, e dos músculos laterais, também conhecidos como abdomens transversos e os oblíquos internos e externos. O Reto é o que contem os 6 gomos que você consegue ver em uma pessoa com baixa taxa de gordura corporal. Mas os laterais também são extremamente importantes também já que suportam a espinha e mantém a saúde de suas costas.

A ação nos abdomens retos podem ser iniciadas levantando a parte de cima ou a parte de baixo do corpo. Um mito é que as pessoas acreditam que podem trabalhar separadamente os de cima e os de baixo.

Mito1 : Trabalhar a parte debaixo separada da de cima

O fato é que você não pode isolar os abdomens de cima e os de baixo. O reto é um grupo muscular e toda sua extensão é ativada quando você esta tanto levantando a parte de cima como a parte de baixo do seu corpo. Falando isso, você pode entender que é melhor trabalhar diferentes angulações para garantir o máximo de trabalho e o desenvolvimento de diferentes fibras de toda a região abdominal.

Posição apropriada para o treino abdominal

Fazer todos os exercícios aqui indicados de maneira correta é fundamental pelos seguintes motivos:

  • Maximizar o desenvolvimento da região
  • Proteger suas costas de lesão

Resistência, frequência e duração do treinamento abdominal

Uma das razões para as quais pessoas que fazem meia hora de abdominais por dia falham em conseguir desenvolver uma barriga tanquinho é porque depois de certo ponto abdominais iguais nao desenvolvem resistência para seu abdome. E gastar um período de tempo em um grupo pequeno de músculos com abdominais, poderia ser melhor aproveitado em um grupo maior o que consequentemente queimaria muito mais calorias.

Com certeza as abdominais são importantes, mas precisam ser colocadas no treino de forma certa e de acordo com sua evolução precisam trazer mais desafios.

Então, quanto tempo o treino do abdome deve demorar? A boa noticia é que você não precisa de muito tempo de treino na região abdominal todo dia. Você pode completar um treino intenso abdominal em uma sessão de 5 a 10 minutos durante seu programa, ou no inicio ou em um dia separado. Eu recomendo fazer no final do seu treino para garantir que você não deixe a musculatura exaurida antes de começar os outros exercícios e acabar não comprometendo a proteção para suas costas.

Mito 2: Preciso fazer abdominais todo dia

Na verdade, você realmente deve treinar o abdome da mesma forma como treinaria qualquer outro grupo muscular. Eu recomendo começar com uma rotina de 5 a 10 minutos, 2 ou 3 vezes por semana, mas de forma intensa, com dias de descanso. Lembre-se: o seu abdome, como qualquer músculo precisa de descansar para conseguir desenvolver. A dica é fazer os exercícios que conseguem criar mais resistência para o seu corpo.

Veja mais: