Identifique as causas do metabolismo lento e reverta essa situação

Seja para ter uma qualidade de vida melhor ou simplesmente para emagrecer, a palavra de ordem é acelerar! Muitas vezes as pessoas pensam estar fazendo tudo certo para manter o metabolismo ativo e, mesmo assim, não obtém o resultado esperado. Isso acontece porque há algumas práticas tão rotineiras, que mal sabemos, mas causam efeito contrário e o organismo entra na “marcha lenta”. Saiba o que você deve evitar para regular o ritmo e entrar em forma.

Pular o café da manha

Ao contrario do que muita gente pensa, não tomar café da manha (ou deixar de lado qualquer outra refeição do dia), deixa o metabolismo mais lento e nao auxilia no processo de perda de peso. Tudo porque o corpo, ao nota a ausência de nutrientes, entre em um modo de “economia”. Isso significa que o organismo irá estocar calorias ao invés de gasta-las, como um mecanismo de espera, enquanto não recebe novas fontes de energia.

Fazer dietas muito restritivas

É um grande equivoco acreditar que, privando-se de alguns grupos de alimentos de maneira radical ou diminuindo drasticamente a quantidade de comida ingerida, o metabolismo irá trabalhar mais rápido e queimar calorias. Pelo contrário! As dietas que pregam um consumo calórico muito baixo estimulam o organismo a economizar energia e, ao fim da dieta, ainda corre-se o risco de ganhar até mais peso do que se tinha antes!

Passar mais de 8 horas sentado e dormir pouco

Se você permanecer cerca de oito horas ou mais sentado, já pode ser considerado sedentário. E não pense que aquela meia hora que você reserva para fazer exercícios esta compensando esse tempo todo de pausa. O ideal, para não deixar o metabolismo lento e perder massa muscular, é fazer alguma atividade física em momentos alternados do dia. Além disso, oito é o numero de horas que uma pessoa saudável deve dormir. Poucas horas de sono faz com que haja uma maior necessidade de se consumir carboidratos, o que pode estragar sua dieta.

Hipotireoidismo e Diabetes

Essas duas doenças tendem a retardar o metabolismo, portanto, fique alerta se você mudar os seus hábitos e mesmo assim não surtir efeito: pode ser sinal de problemas de saúde mais sérios. No caso da hipoatividade da tireoide, a glândula não produz hormônios suficientes para dar conta de todos os processos que acontecem no corpo humano, resultando no metabolismo mais lento. Ja no diabetes, o alto nível de açúcar no corpo ilude o organismo, que acredita que há muita energia acumulada e, automaticamente, desacelera o metabolismo. Para os dois casos, é indicado acompanhamento médico para minimizar os danos.

Veja mais: