O emagrecimento está cercado de informações equivocadas. Fique de olho nessas dicas para não colocar seu plano nutricional em risco e cair em uma armadilha.

Desde que as dietas “milagrosas” começaram a ganhar popularidade, muitas dúvidas surgiram. Frequentemente, médicos, profissionais de educação física e curiosos são vistos dando dicas de alimentação, série de exercícios e outros métodos que, supostamente serviriam para alcançar melhores resultados nesse processo de perda de peso.

Mas será que essas receitas para conquistar uma silhueta mais esguia realmente faz sentido, do ponto de vista científico? Ou será que todas essas dicas para eliminar gordurinhas indesejadas não passam de mitos populares? Reunimos as afirmações mais frequentes e desvendamos o que realmente funciona e é verdade.

  1. Não é possível acelerar o metabolismo de quem tem hipotireoidismo ou já é obeso.
    1. MITO! É possível sim, que qualquer pessoa acelere sua taxa metabólica basal. Mas, para que essa aceleração faça uma diferença efetiva no peso, é necessário um conjunto de ações, como a mudança de hábitos alimentares, abandono do sedentarismo, entre outros.
  2. Comer várias vezes ao dia ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo
    1. Verdade! Fracionar as porções e se alimentar, em média de 3 em 3 horas permite que consigamos ofertar variados nutrientes ao organismo, além de garantir que o metabolismo permaneça sempre ativo, queimando calorias.
  3. Consumir bebidas cafeinadas, como café e chá, prejudicam o emagrecimento e deve ser evitadas.
    1. MITO! Na verdade, beber café e chá que possuem pouca ou nenhuma caloria, podem aumentar a taxa basal do metabolismo, porém para que haja a perda de peso, é necessária uma somatória de fatores que auxiliem esta substancia a realizar seu potencial no organismo. Um único componente, atuando sozinho, não gerará este tipo de beneficio.
  4. Para que os resultados apareçam mais rapidamente, o ideal é, depois do treino, aguardar o máximo de tempo possível para se alimentar novamente
    1. MITO! Esse é um grande erro. Nosso corpo não esta preparado para isso, pois a falta de alimentos por muito tempo leva ao excesso na próxima refeição, além de gasto de energia dos músculos, degradando as proteínas musculares e formando compostos maléficos a saúde.
  5. Tomar agua quente em jejum queima calorias
    1. MITO! A agua quente não exerce nenhum efeito sobre a gordura acumulada no organismo. O emagrecimento depende de diversos fatores, como diminuir a ingestão de alimentos com calorias vazias e aumentas o consumo de alimentos naturais e, principalmente, reduzir a exposição a alimentos tóxicos ao organismo.
  6. Não há comida saudável em fast foods
    1. MITO! Ao contrario do que muitos pensam, é possível comer em fast foods de forma balanceada e não engordar. Hoje em dia, conseguimos escolher opções mais leves como grelhados, saladas, legumes, verduras e outros alimentos, saudáveis, disponíveis entre refeições, sanduiches e outros quitutes calóricos.
  7. Tudo que é natural é bom para a saúde
    1. MITO! Não é porque um produto é considerado natural que ele é seguro para sua saúde. Antes de consumir chás e outros compostos, famosos por prometer a perda de peso, consulte um médico, pois parte desses itens milagrosos não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou funcionam.
  8. Comer a noite engorda, melhor é não jantar
    1. MITO! Não tenha medo do jantar. Nosso cérebro precisa de carboidrato, inclusive para dormir. Como a noite o metabolismo é mais lento, o ideal é ingerir, em maior proporção, alimentos de mais fácil digestão, como verduras, legumes, frutas, sopas, sucos, frutas, sem excluir nenhum grupo alimentar.
  9. Carne vermelha faz mal a saúde, a melhor dieta é feita só com legumes.
    1. MITO! Proteínas como carne vermelha, frango, porco e peixe contem gordura saturada e colesterol. Porem, também dispõem de nutrientes importantes para a saúde, como ferro e zinco, vitamina b12 e auxiliam na manutenção da massa muscular. Ao preparar suas refeições, opte por porções pequenas e sem gordura. Retire qualquer gordura extra entes de cozinhar.
  10. Comer e ver TV engorda
    1. Verdade! Fazer uma refeição enquanto se distrai com um programa de TV ajuda a engordar porque há grandes chances de comer além do necessário. Enquanto alimentar-se sentado a mesa, atento ao que ingere, permite maior noção de quantidade consumida.
  11. Beber agua durante as refeições dilata o estomago
    1. MITO! Não “dilata” o estomago, porem traz inúmeros malefícios que podem interferir no processo de emagrecimento, por exemplo, pois devido a diluição do suco gástrico, o alimento é mal digerido, dificultando a absorção dos nutrientes importantes no intestino.
  12. Beber agua com limão pela manha, em jejum, ajuda a emagrecer
    1. MITO! A mistura pode inibir um pouco o apetite, e ajudar a alcalinizar o organismo, mas nao há comprovação quanto a eficácia dessa prática.

Veja mais: